EN   PT

 

Marca da Candidatura Rio2016

2008 – 2009
@ Soter Design
Depois do sucesso na realização dos Jogos Sul-Americanos (2002) e dos Jogos Panamericanos (2007), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) percebeu que havia chegado a hora de ir além e apresentar a candidatura do Brasil para sediar os Jogos Olímpicos de Verão. Uma proposta ousada de trazer um evento mundial dessa magnitude pela primeira vez para um país da América do Sul, mas que apostava no aprendizado construído e conquistado com as organizações anteriores.

A análise do Conselho Executivo do COB apontou o Rio de Janeiro como cidade mais preparada para receber o evento em função do legado deixado pelos Jogos Panamericanos. O desafio agora era reunir em uma marca o conceito que direcionava a campanha: mostrar ao mundo que os brasileiros são um povo apaixonado pelo universo esportivo e que o Rio de Janeiro era o palco ideal para viver e mostrar essa paixão.

Revisitando um dos maiores ícones da cidade, transformamos seus contornos e reflexo nas águas da Baía de Guanabara num coração pulsante, símbolo máximo dessa paixão. Trouxemos tons vibrantes para as cores da bandeira que refletem a alegria do nosso povo e a celebração do esporte. O resultado é uma marca simples, forte e flexível, que reflete o espírito entusiasmado do brasileiro para receber os jogos olímpicos.

A marca e seu sistema de identidade visual desdobraram-se em todo o material técnico da candidatura (dossiês, relatórios, mapas etc.) e também em toda a campanha que vestiu a cidade até o anúncio oficial de que o Rio seria a sede da 31ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão em 2016, feito pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, no dia 2 de outubro de 2009, na cidade de Copenhague, durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional.
++ SOTER DESIGN

CEO
Ana Soter

Criação
Ana Soter; Daniel Souza; Gabriela Morand; Juliana Lins; Larissa Mayer; Luise Krause; Luiza Aché; Gilmar Padrão; Jackie Torterolli













Daniel Souza © 2024. Todos os direitos reservados.